domingo, 2 de novembro de 2014

Aula 25 - Conflitos Mundiais



CONFLITOS MUNDIAIS





Texto 1

A Primavera Árabe foi o nome dado a uma onda de revoltas que ocorreu no Norte da África e Oriente Médio a partir de dezembro de 2010. Apesar de ter iniciado no inverno do Hemisfério Norte, a menção à primavera é feita em alusão à Primavera de Praga, ocorrida em 1968. O evento que iniciou as revoltas que sacudiram – e ainda sacodem – os países das duas regiões foi a imolação de um jovem tunisiano contra o governo de seu país. A partir daí, uma série de revoltas tomou conta dos países, resultando na queda de vários governos, como na própria Tunísia. Mas os casos mais emblemáticos ocorreram no Egito, com o fim do governo de Hosni Mubarak, e na Líbia, com a queda e a morte de Muammar Gadaffi.
A Síria não ficou de fora dessa onda de protestos. Em março de 2011, a população síria saiu às ruas das cidades do país, pedindo o fim do regime político comandado por Bashar Al-Assad. A não aceitação das reivindicações e a repressão efetuada pelas forças militares de Al-Assad aumentaram as tensões políticas, levando a oposição a empreender uma luta armada contra o governo.

Texto 2

Israel anunciou a retomada dos ataques aéreos a Gaza, após militantes palestinos terem disparados foguetes contra o território israelense após o final de um período de 72 horas de cessar-fogo, encerrado na manhã desta sexta-feira.
O Exército israelense classificou os ataques como "inaceitáveis, intoleráveis e míopes". O grupo militante palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, havia rejeitado a extensão do cessar-fogo, alegando que Israel não atendeu suas demandas.
O atual conflito na Faixa de Gaza já dura um mês, sem perspectivas de um acordo de longo prazo que coloque fim à violência que já matou mais de 1.900 pessoas, a maioria civis.
As cicatrizes do confronto são visíveis, principalmente na Faixa de Gaza. De acordo com a ONU, cerca de 373 mil crianças irão necessitar de apoio psicossocial. Aproximadamente 485 mil pessoas foram deslocadas para abrigos de emergência ou casas de outras famílias palestinas.
Além disso, 1,5 milhão de pessoas que não vivem em abrigos estão sem acesso a água potável, mas para compreender o conflito israelense-palestino é preciso olhar além dos números.

Texto 3

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram nesta terça-feira (18) um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que o considera ilegítimo.
A Ucrânia é um país que só existe há 23 anos e resultou do esfacelamento da União Soviética. Antes disso, ela sempre havia sido dominada por algum país ou fazia parte de algum Estado. Hoje, o país vive uma crise econômica e política e precisa de empréstimos urgentes para evitar uma falência estatal. Diante do dilema de se aproximar da União Europeia ou ser parte do plano de Vladimir Putin de construir uma União Eurasiana, a península ucraniana da Crimeia decidiu por fazer parte da Rússia.
O presidente deposto Viktor Yanukovich havia se recusado a assinar um acordo de livre comércio com a União Europeia. A medida gerou descontentamento popular e manifestações de rua, que resultaram na destituição de Yanukovich, em fevereiro. Ele fugiu para a Rússia e deixou um país dividido: a metade ocidental é pró-europeia, enquanto a metade oriental é ligada à Rússia.

Texto 4

Em apenas cem dias em 1994, cerca de 800 mil pessoas foram massacradas em Ruanda por extremistas étnicos hutus. Eles vitimaram membros da comunidade minoritária tutsi, assim como seus adversários políticos, independentemente da sua origem étnica. Cerca de 85% dos ruandeses são hutus, mas a minoria tutsi dominou por muito tempo o país. Em 1959, os hutus derrubaram a monarquia tutsi e dezenas de milhares de tutsis fugiram para países vizinhos, incluindo a Uganda. Um grupo de exilados tutsis formou um grupo rebelde, a Frente Patriótica Ruandesa (RPF), que invadiu Ruanda em 1990 e lutou continuamente até que um acordo de paz foi estabelecido em 1993.
Na noite de 6 de abril de 1994, um avião que transportava os então presidentes de Ruanda, Juvenal Habyarimana, e do Burundi, Cyprien Ntaryamira, ambos hutus, foi derrubado. Extremistas hutus culparam a RPF e imediatamente começaram uma campanha bem organizada de assassinato. A RPF disse que o avião tinha sido abatido por Hutus para fornecer uma desculpa para o genocídio.

Texto 5

Quando da época da independência da Índia, o líder religioso Mahatma Gandhi (hindu) conduziu milhares de pessoas em uma manifestação pacífica contra a dominação britânica pregando seu sonho de constituir um país único e independente onde todas as etnias e religiões pudessem viver igualmente. Mas, o sucesso do partido criado por ele (Congresso Nacional Indiano) despertou ira nos muçulmanos, que não puderam compreendê-lo, o medo de que os hindus, liderados por Gandhi, constituíssem um estado governado pela sua religião onde eles fossem perseguidos. Nesse contexto, surgiu a Liga Muçulmana para lutar pela divisão da região em dois estados, sendo um deles, de muçulmanos.
Inicia-se então, uma guerra não declarada entre os muçulmanos e indianos que começam a atacar-se mutuamente em uma série de atentados culminando com o assassinato de Gandhi e, com a morte de milhares de hindus e islamitas durante o período de independência enquanto tentavam se deslocar cada qual para o respectivo país que se constituía.
Nesse período o marajá da Caxemira, o hindu Hari Singh, pediu apoio à Índia para se defender da tribo dos Pathans que haviam invadido a região. E, como recompensa, cedeu o território de Jammu e Caxemira à Índia provocando a revolta dos 80% da população da região que eram islamitas. Apoiados pelo Paquistão eles, então, começam a reivindicar sua independência.

Texto 6
Bascos, catalães e flamengos querem se separar de seus países, assim como os escoceses, que decidirão sobre a independênia do Reino Unido num referendo. Meta é arriscada, apesar da riqueza das regiões separatistas.

Depois de mais de 300 anos como parte do Reino Unido da Grã-Bretanha, os escoceses poderão em 2014 decidir em um referendo sobre sua independência.
Sobretudo regiões economicamente fortes na Europa querem se separar de seus respectivos países. Em 2009, de acordo com o departamento de estatísticas da União Europeia, Eurostat, as regiões da Catalunha e do País Basco ─ ambas com desejo de independência ─ foram responsáveis por quase um quarto do produto interno bruto (PIB) espanhol, embora componham menos de 10% do território do país.
A forte região norte da Itália, que abriga as províncias do Tirol do Sul e de Milão não quer mais ajudar a financiar o sul, economicamente fraco. E os escoceses querem aproveitar eles mesmos os lucros do petróleo que produzem.
Particularmente grave é a situação na Bélgica, onde separatistas flamengos se tornam cada vez mais veementes em sua reivindicação de se libertarem do sul francófono. Flandres perfaz apenas um terço do país, mas é responsável por quase 60% do PIB belga.

Texto 7

A escassez de água no futuro poderá aumentar os riscos de conflitos no mundo, afirmam especialistas que participam do Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França.
Apesar da quantidade de água disponível ser constante, a demanda crescente em razão do aumento da população e da produção agrícola cria um cenário de incertezas e conflito, segundo os especialistas ouvidos pela BBC Brasil.
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) diz que a demanda mundial de água aumentará 55% até 2050. A previsão é que nesse ano, 2,3 bilhões de pessoas suplementares – mais de 40% da população mundial – não terão acesso à água se medidas não forem tomadas.
"O aumento da demanda torna a situação mais complicada. As dificuldades hoje são mais visíveis e há mais conflitos regionais", afirma Gérard Payen, consultor do secretário-geral da ONU e presidente da Aquafed, federação internacional dos operadores privados de água.

Texto 8

Conhecida pela ditadura comunista e pela instabilidade que impõe aos países vizinhos com sua política nuclear, a Coreia do Norte já sofreu sanções internacionais estabelecidas pela ONU. Na mais recente, em 2013, embargos econômicos foram aplicados como castigo por testes nucleares realizados em fevereiro.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Coreia, ainda unificada, livrou-se da invasão do Japão. Foi a União Soviética, comunista, e os Estados Unidos, capitalista, que ajudaram o país a se libertar. As duas nações implementaram o comunismo ao norte e o capitalismo ao sul, dividindo o país, era o início da Guerra Fria, um conflito sem confronto direto entre URSS e EUA.
Na área norte, em 1948, foi proclamada a República Democrática Popular da Coreia, sob o comando de Kim II-Sung. No sul, Singman Rhee assumiu a República da Coreia. Logo depois, a URSS e os Estados Unidos tiraram suas tropas do território coreano. Em 1950, a Coréia do Norte invade a vizinha do sul, começa uma guerra que vai até 1953. 
Enquanto a Coreia do Norte, em um regime autoritário e reconhecidamente repressivo, possui uma economia fragilizada, a do sul é uma das nações que integra os Tigres Asiáticos, reconhecidos pela economia aquecida e forte industrialização.

Texto 9

A crise humanitária que explodiu no Chifre da África parece impossível de ser detida. Há dois problemas principais que estão levando uma população de 12 milhões de pessoas ao colapso: a guerra na Somália, que obriga milhões de pessoas a fugir da sua própria pátria para encontrar refúgio nas terras vizinhas e o drama da seca que provoca fome e carestia.
Há também outra praga perigosa, que leva milhões de famílias a abandonar a terra somali: o recrutamento forçado de crianças, um dos mais aspectos mais tristemente conhecidos e um dos mais ferozes gerados pela guerra, especialmente nos territórios africanos, onde as condições de vida são caracterizadas pela extrema pobreza.
Com o argumento vil e desumano de lhes dar um pouco de dinheiro ou mesmo um celular, ou, pior ainda, com a força, um considerável número de crianças são recrutadas e enviadas para o fronte, para experimentar os horrores da guerra.
"A crise da Somália – afirma Michelle Kagari, vice-diretor para a África da Anistia Internacional – não é só uma crise humanitária. É uma crise dos direitos humanos e uma crise das crianças". E acrescenta: "Esse é um conflito sem fim, em que, todos os dias, as crianças vivem horrores inimagináveis. O risco de se converter em uma geração perdida é concreto, se o mundo continuar ignorando os crimes de guerra que atingem tantas delas".

Texto 10

Confrontos armados mataram 95 mil pessoas em todo o mundo no ano passado, em sua maioria civis, com destaque para o número de mortos na Síria, México e Afeganistão, indicou um relatório da Academia de Genebra, com sede na Suíça.
Na medida em que nenhum destes três principais conflitos envolve diretamente disputas entre estados soberanos, as regras da guerra precisam ser definidas, indica a Academia.
"Não há uma instituição com autoridade para determinar a existência de um conflito armado, o que é claramente problemático", declarou o diretor de investigação da Academia, Stuart Casey-Maslen, no lançamento deste "Informe sobre a Guerra".
"Necessitamos desesperadamente de maior clareza", disse aos jornalistas.
Casey-Maslen acrescentou que o conceito de "conflito armado", definido em acordos, como as Convenções de Genebra para o tratamento dos prisioneiros de guerra e civis, é problemático porque apenas aqueles que os violam em conflitos diretos entre Estados soberanos podem ser processados por crimes de guerra.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/conflitos-armados-causaram-morte-de-95-mil-pessoas-no-mundo-em-2012.html



domingo, 26 de outubro de 2014

Aula 24 - O jovem e a política


A participação política envolve a possibilidade de influenciar de forma efetiva as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Calcada a partir da ação intencional para impactar na agenda pública, na participação legal do sistema representativo, a partir do voto, nas campanhas, nas eleições e na estrutura legislativa.
A participação política ocorre também, pela participação nas estruturas, atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.
É muito comum se ouvir comentários de que a juventude hoje não se interessa por política, que é uma geração apática, alienada e consumista que passa a maior parte do seu tempo na frente da TV.
Além disso, há inúmeras comparações da atual geração de jovens com aqueles que viveram os anos de ditadura no Brasil na década de 1960 e 1970. Com um tom de saudosismo se diz que a juventude já não é como antes, que saía às ruas para protestar contra a repressão do governo e se arriscava em associações clandestinas para lutar pela liberdade de expressão e pela democracia.

Aqueles que estão convencidos de que isso é verdade, podem se surpreender. Em novembro de 2005, o IBASE e o Instituto Polis lançaram o resultado da pesquisa Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas que ajuda a desmistificar essa apatia da juventude.
Fonte: http://infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/participacao/participacao-politica/





TEXTOS DA AULA

Texto 1
Votar com consciência social, discernindo o que é melhor para o município, mas sobretudo votar com o coração, com a sensibilidade e o senso de justiça para enxergar o sofrimento dos pobres que mais precisam do serviço público.
Este é um direito e uma obrigação dos jovens que começam a participar, não apenas das eleições, mas também da organização de grupos e do debate sobre o futuro que queremos. Um debate que conta com as ideias e a ação de Renato Souza de Almeida.
Dizem que o jovem não gosta de política. Isto é verdade?
O jovem não é um sujeito isolado do restante da sociedade. E, de uma forma geral, toda a sociedade tem partilhado certa descrença na ação política. Num contexto histórico em que muitas pessoas estão desanimadas com a política, é evidente que muitos jovens também vão partilhar desse sentimento. No entanto o que é política? Nas últimas pesquisas realizadas com jovens sobre este tema é interessante notar que, ao falar de política, muitos afirmam que não gostam. Mas quando se trata do tema da participação social, a maioria acha que é muito importante. E participar não é um ato político? A palavra política está muito associada ao governo, ao partido... Se ampliarmos esta noção de política para a ideia de participação pública e coletiva, pode crer que muitos jovens não só gostam de política como têm um forte engajamento, maior inclusive que qualquer outro segmento social.

Texto 2
"A juventude está tão perdida que alguns dos meus amigos vão votar no candidato que acham menos pior", diz o estudante Lucas Araújo, de 18 anos, de Campina Grande (PB).
"As pessoas estão perdendo as esperanças. Prometeram muitas coisas nos protestos, mas nada aconteceu", escreveu o estudante Gabriel Maggiori, 18 anos, de São Paulo.
Essas são apenas algumas das opiniões de leitores jovens da BBC Brasil no Facebook sobre suas expectativas para as eleições presidenciais de outubro, o que poderia sugerir um cenário de descrédito das gerações mais novas com as instituições políticas do país. Mas o jovem realmente quer distância dos debates sobre o futuro político do Brasil?
Consultas recentes da BBC Brasil a seus leitores também revelaram o perfil de um jovem que, se por um lado está decepcionado com a classe política, se mostra confiante no processo eleitoral e disposto a assumir um papel de protagonismo na busca por novos meios para mudar a sociedade brasileira.
De olho na importância desta fatia do eleitorado - de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16,1% dos 142,8 milhões de eleitores em 2014 têm entre 16 e 24 anos de idade - a BBC Brasil dedica uma semana de sua cobertura especial das eleições ao tema do jovem eleitor e a seus anseios e preocupações em relação ao futuro do país.

Texto 3
O que os jovens pensam sobre a política
Nas eleições de 5 de outubro, mais de 140 milhões de brasileiros estarão aptos a votar. Nesse universo, um terço dos eleitores – pouco mais de 45 milhões de pessoas – é formado por jovens entre 16 e 33 anos. Para entender melhor a cabeça política da juventude brasileira, quais suas demandas e de que maneira ela pode influenciar na corrida eleitoral, ISTOÉ destrinchou uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular com 3.500 jovens do País. O levantamento revela, entre outros dados interessantes, que essa turma, por ser mais informada do que seus pais e levar dinheiro para dentro de casa, contribuindo para o aumento da renda, forma opinião, influencia no voto da família e pode até decidir a eleição. A pesquisa não questiona em quem eles votariam. Mas mais de 50% deles se encontram entre os eleitores indecisos ou que pretendem anular o voto. O discurso, porém, carrega um viés de oposição. Como na maioria da população brasileira, o desejo de mudança está impregnado em 63% deles, que acreditam que o Brasil não está no rumo certo. Apesar disso, 72% desses brasileiros que têm entre 16 e 33 anos consideram ter melhorado de vida. Mas a juventude indica querer mais. “Eles querem serviços públicos de mais qualidade, maior conectividade, acessos livres a banda larga e a tecnologia de ponta. E não abrem mão da manutenção do poder de compra”, afirma o autor do estudo, o publicitário Renato Meirelles, presidente do Data Popular.

Texto 4
Gerações mais novas são frequentemente criticadas por manterem distância da participação política. Mas, às vésperas de mais uma eleição para escolher presidente, governadores, deputados e senadores, jovens ouvidos pela Agência Brasil contestam o rótulo de despolitizados. Eles definem sua relação com as questões públicas como um envolvimento que se afastou das vias tradicionais. Na visão deles, há uma desilusão com partidos e estruturas formais de poder, mas a juventude não está desengajada.
A estudante Marina Serra dos Santos, 17 anos, diz que o ativismo desvinculado de partidos políticos é válido. A jovem, que na internet utiliza o pseudônimo Marina Saint-Hills, marca presença nas redes sociais e mantém um blog onde compartilha conteúdos sobre sua visão de mundo e suas experiências. Marina é favorável a pequenas mudanças de atitude no cotidiano e destaca as ações apartidárias como uma tendência mundial.
“Na minha opinião, muitas pessoas não encontram representação [entre os partidos]. A juventude acordou, quer mudanças, mas não sabe identificar o que quer que mude. A política vai muito além do que está acontecendo na Esplanada [dos Ministérios]. Tem a corrupção em pequena escala, o 'jeitinho' brasileiro. [O apartidarismo] não é só característico das manifestações no Brasil. O Occupy [movimento Occupy Wall Street, iniciado nos Estados Unidos, contrário às distorções sociais, ganância e corrupção] era assim. A gente viu em junho [durante as manifestações] que não era só política [tradicional]. Tinha movimento LGBT [lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros e transexuais] e muitos outros”, comenta.

Texto 5
Para o Levante Popular da Juventude, reforma política é "crucial" para a participação do jovem na política. "Da forma como a política está sendo feita hoje, a juventude não consegue participar realmente", afirmou Beatriz Lourenço do Nascimento, integrante do movimento, ontem (29) durante o programa Seu Jornal, da TVT.
Beatriz lembra que durante as manifestações de junho do ano passado a juventude demonstrou a inconformação com a atuação política, mas não conseguiu achar um eixo central para a atuação de suas pautas. "Nós, do Levante, acreditamos muito na organização da juventude, em uma juventude organizada que tome às ruas, se organize nas universidades, nos bairros no campo, a sua maneira, como novos métodos", pontua.
A militante conta que a organização ajudou na construção do Plebiscito Popular por uma Reforma Política. "Compreendo que é preciso reformar o atual sistema político no sentido de que ele garanta representatividade e o fim de alguns problemas, como o financiamento privado de campanha", afirma.
Com relação a representação das mulheres, Beatriz aponta que elas são apenas 12% no Senado e 9% no Congresso Nacional. Negros são apenas 8,5% no Congresso. Para ela, essa situação demonstra uma disparidade na representação do sistema político brasileiro, pois mulheres são a maioria da população e mais de 50% é composta por negros e negras.

Texto 6
     

Texto 7
O cientista político Octaciano Nogueira afirma que o jovem de 16 ou 17 anos, ao votar, revela que tem real interesse pela política, já que vota voluntariamente. Segundo ele, o ato de votar tem muito a ver com informação, com nível de participação e com instrução, entre outros aspectos. Ele lembra que a população brasileira está crescendo e que, portanto, o eleitorado juvenil também está.
Sobre o interesse maior dos jovens de 16 e 17 anos em participar e votar nas eleições municipais do que nas nacionais (presidenciais), o professor ressalta que “o jovem está muito mais próximo de tudo o que se passa em sua cidade”, mostrando se identificar mais com um pleito local do que com um de caráter geral.
“Ele está interessado sobre tudo o que ocorre em sua cidade. Mas não necessariamente sobre o que se passa no resto do país. Essa é a tendência natural, porque o jovem participa mais da informação daquilo que diz respeito ao seu município, e, em proporção muito menor, daquilo que diz respeito ao resto do país”, diz Octaciano Nogueira.

Texto 8
A escuta atenta e aberta da juventude ainda não é uma prática enraizada na maior parte das instituições políticas e sociais. Da família à escola, das igrejas ao Estado, das mídias convencionais aos organismos internacionais, poucas delas são entusiastas da participação juvenil e a maioria dificulta o acesso dos e das jovens aos espaços onde são tomadas decisões que lhes dizem respeito. Quando mobilizada em frentes de participação social, cultural e política, a juventude lança sua voz na vida pública, pressiona os poderes instituídos, quer ser considerada, reivindica o seu direito à participação democrática. Mas muitos jovens desconfiam ou desacreditam dos canais formais e, frequentemente, preferem atuar fora deles. Para entender o fenômeno, quero situar como percebo alguns dos desafios para a participação juvenil na atualidade.
Um dos desafios esbarra nos limites das instituições participativas, em todos os setores sociais. No caso da juventude, os conselhos e as conferências estão entre as arenas mais relevantes de participação, consagradas na recente história democrática brasileira. Se, por um lado, o campo dos direitos juvenis se fortaleceu e avançou de forma inédita a partir do governo do presidente Lula, com a construção de uma política nacional de juventude, por outro lado, como é sabido, entre os discursos favoráveis à participação juvenil e a efetiva escuta dos e das jovens nas esferas institucionais há um abismo gigantesco, sobretudo nos cenários locais.
Fonte: http://forumdasjuventudes.org.br/participacao-social-e-politica-da-juventude/

http://colegiovertice.com.br/wp-content/uploads/2013/01/infografico-2255a.jpg










Aula 23 – Epidemias e Pandemias


Epidemias e Pandemias 

A natureza continuamente nos apresenta novos desafios. Ao longo da história, os humanos enfrentaram germes com grande frequência, com maior ou menor impacto.
A tuberculose e o HIV, por exemplo, mudaram hábitos e construíram o mundo de hoje. A epidemia do vírus ebola é mais um caso.
Embora o ebola tenha sido identificado em 1976, diferentes tipos do vírus vivem há muito tempo em várias espécies de morcegos na África e na Ásia. O avanço da população na vida selvagem, contudo, fez com que o vírus fosse transmitido para humanos em diversas ocasiões, um encontro que tem sido desastroso.
Com capacidade de ser transmitido pelo contato, o ebola provoca uma doença que inflama o organismo, afeta o controle dos líquidos corporais, pode provocar sangramentos e levar à morte uma grande proporção dos infectados.
As condições no oeste da África são socialmente precárias em várias regiões e a população tem difícil acesso à saúde e limitada infraestrutura. A Libéria, por exemplo, usa menos energia elétrica em um ano que Nova York em uma hora. Foi a associação Médicos Sem Fronteiras que se esforçou em enviar uma missão para prestar socorro frente a uma situação que se transformou em tragédia humanitária.
O risco de o ebola chegar ao Brasil ainda é remoto, mas possível. É imperativo que exista um plano de ação coordenado, num país grande e populoso como o nosso. A circunscrição da transmissão ao primeiro caso, ou a poucos casos iniciais, é a chance mais preciosa para evitar uma epidemia como experimentam Guiné, Serra Leoa e Libéria.


MATERIAL DA AULA


TEXTO 1
Endemia à            É uma doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Para entender melhor: endemia é qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas.
Epidemia à           É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido). A gripe aviária, por exemplo, é uma doença “nova” que se iniciou como surto epidêmico. Assim, a ocorrência de um único caso de uma doença transmissível (ex.: poliomielite) ou o primeiro caso de uma doença até então desconhecida na área (ex.: gripe do frango) requerem medidas de avaliação e uma investigação completa, pois, representam um perigo de originarem uma epidemia.
Pandemia à          A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.
Para entender melhor: quando uma doença existe apenas em uma determinada região é considerada uma endemia (ou proporções pequenas da doença que não sobrevive em outras localidades). Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.
É importante saber que: o vírus ebola e outras doenças rapidamente letais como a febre de Lassa, febre de Vale de Racha, vírus de Marburg, e a febre de hemorragia boliviana são doenças altamente contagiosas e mortais com o potencial teórico de se tornar pandemias no futuro.
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/

TEXTO 2
Uma retrospectiva histórica sobre o complicado e muitas vezes letal convívio dos brasileiros com suas doenças tropicais
Os primeiros navegadores que chegaram ao Brasil ficaram impressionados com a robustez e com o aspecto sadio dos índios, que, de fato, alimentavam-se abundantemente de produtos naturais, movimentavam-se constantemente – não tinham, portanto, problemas de sedentarismo – e não cultivavam hábitos nocivos à saúde. O tabaco, por exemplo, era usado apenas esporadicamente e em rituais; os problemas mais tarde criados pela industrialização, comercialização e propaganda do cigarro não existiam.
Este quadro, todavia, logo começou a mudar. Os europeus traziam consigo, além do interesse econômico e das armas de fogo, micróbios causadores de doenças para as quais os índios não tinham imunidade. Assim eles poderiam adoecer gravemente, e até morrer, de uma simples gripe. Outras doenças eram ainda piores, como foi o caso da varíola, enfermidade que hoje não existe mais: desapareceu depois de uma bem-sucedida campanha mundial de vacinação, conduzida pela Organização Mundial da Saúde há cerca de 40 anos. Mas naquela época a vacina não existia e, mesmo que existisse, não seria aplicada nos índios. Ao contrário, os conquistadores, como Cortés no México, logo se deram conta de que a doença trabalhava a favor deles. De fato, a derrota dos astecas pelos espanhóis foi facilitada por uma epidemia de varíola.
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/cultura/o-brasil-e-suas-epidemias

TEXTO 3
As pegas dos carrinhos de compras, as maçanetas das portas e os "mouses" do computador são fontes de contágio de microrganismos, como o vírus da gripe A, que só poderá evitar-se com uma frequente lavagem das mãos, alerta um especialista.
Mário Durval, da direção da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), explicou à agência Lusa que são aos "milhões" os microrganismos que vivem nas superfícies mais mexidas pelas pessoas.
Esses microrganismos podem sobreviver mais do que as oito a dez horas que normalmente resistem no ar quando são transmitidos através das gotículas que saem da boca e fossas nasais, por meio de tosse ou espirros.
"Os vírus dessas gotículas sobrevivem no ar entre oito a dez horas", disse Mário Durval, adiantando que estes passarão de pessoa a pessoa se estiverem a menos de um metro de distância.
Contudo, estes microrganismos sobrevivem mais tempo nas superfícies, disse o especialista, chamando a atenção para a facilidade com que essas áreas são tocadas por um grande número de pessoas.

TEXTO 4
Decorridos 700 anos, a Peste Negra continua matando na África e na Ásia. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença tem, hoje, baixa virulência e pode ser combatida com antibióticos. Os sintomas atuais são tão brandos em comparação com os relatos do século XIV que os infectologistas duvidavam que seu causador fosse a mesma bactéria Y. pestis. Caso fosse, por que há 700 anos ela foi tão mais letal?
Há três semanas, a primeira pergunta foi resolvida. Uma equipe internacional de geneticistas anunciou na revista científica Nature ter extraído o DNA da Y. pestis dos dentes de quatro cadáveres: um homem, duas mulheres e uma criança. Eles foram enterrados em 1349, ao lado de outras 2.500 vítimas, numa cova coletiva no antigo cemitério de East Smithfield, na região onde hoje estão a Torre de Londres e a Ponte de Londres. “Recuperamos cerca de 99% do genoma da antiga Yersinia pestis”, diz o geneticista alemão Johannes Krause, da Universidade de Tübingen. “Ao comparar esse genoma com o das cepas modernas da Y. pestis, não vimos uma única alteração.” O estudo detalhado dos 4,6 milhões de bases que compõem o DNA da bactéria explicará por que ela foi tão perigosa no passado. Na falta desse estudo, existem duas hipóteses complementares para o fenômeno. A primeira, simples, é a desnutrição de boa parte da humanidade na época. Enfraquecidas, as pessoas seriam presas fáceis da bactéria. A outra hipótese é do geneticista Hendrik Poinar, da Universidade McMaster, no Canadá. Ele diz que a mortalidade no século XIV foi altíssima porque ninguém tinha resistência imunológica contra aquela bactéria recém-evoluída. Com base na frequência de mutação da bactéria original e de suas descendentes modernas, descobriu-se que a doença surgiu entre 1282 e 1343.

TEXTO 5



TEXTO 6
Durante anos, infectologistas e a OMS advertiram - muitas vezes de forma apocalíptica - quanto aos perigos da H5N1. O "H" e o "N" do nome são as proteínas do vírus, que recebe o nome de seus diferentes subtipos. O H5N1 tem infectado e matado humanos desde 1997 - foram 628 casos e 374 mortes.
Agora, essa variação não está mais nas manchetes internacionais, mas causou oito mortes no Camboja neste ano. Apesar disso, felizmente é predominantemente uma doença aviária e não se transmite facilmente entre humanos.
Isso não significa, porém, que o H5N1 ou o H7N9 não possam proporcionar a infecção entre humanos. No ano passado, cientistas mostraram que, com cerca de cinco mutações, a gripe aviária poderia adquirir essa capacidade de transmissão.
A H7N9 já passou por duas dessas mutações, em cerca de um mês. Mas é impossível prever se esse processo continuará.
"É como jogar dados ou na loteria. No momento, limitar o número de pessoas infectadas pelo vírus é o melhor que podemos fazer para minimizar a chance de que ele cause uma pandemia", diz a professora Wendy Barclay, do Imperial College, em Londres.

TEXTO 7





ALGUNS VÍDEOS




ALGUMAS QUESTÕES
ESSAS QUESTÕES SÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE DE BIOLOGIA, NÃO NECESSARIAMENTE SERÃO UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO DE ATUALIDADES.

(PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - 
Questão 1:
Apesar dos avanços recentes, ainda hoje o saneamento básico se constitui uma realidade distante de grande parte dos brasileiros. Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo com relação aos benefícios do saneamento básico às populações.
( ) Interrompe o ciclo de vida da maioria dos vermes que parasitam humanos e/ou seus animais domésticos, diminuindo as parasitoses.
( ) Diminui a fecundidade específica de insetos e de outros animais que causam infecções alimentares.
( ) Diminui a disseminação de doenças causadas por micro-organismos que podem ser transmitidos pela água.
( ) Diminui a proliferação de insetos, vermes e protozoários responsáveis pela veiculação de micro-organismos patogênicos, por ações como coleta seletiva e reciclagem de lixo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.


A -
V – V – V – V

B -
F – V – F – F

C -
V – F – F – F

D -
V – F – V – F

E -
F – F – F – V


Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UESPI) - Universidade Estadual do Piauí - 
Questão 2:
Todos os anos o Ministério da Saúde do Brasil realiza campanha nacional para erradicação da Poliomielite com a administração da vacina oral Sabin, uma das vacinas mais modernas do mundo, visto que bastam algumas gotas contendo antígenos virais para imunizar a população. Contudo, a perspectiva é que as futuras vacinas sejam preparadas a partir do DNA dos micro-organismos alvo. Sobre este assunto, observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta.



A -
Vacinas de DNA são constituídas por cromossomos do próprio hospedeiro enxertados com DNA microbiano.

B -
Vacinas de DNA induzem a produção de proteínas microbianas pelas células do hospedeiro.

C -
Vacinas de DNA não induzem a formação de células B de memória e anticorpos no hospedeiro. 

D -Vacinas de DNA não poderiam ser produzidas contra vírus que possuem material genético de RNA.
E -
Vacinas de DNA induziriam a produção de anticorpos somente quando o hospedeiro fosse infectado pelo micro-organismo alvo da vacina.


Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 
Questão 3:
Uma das formas de controle da doença de Chagas é a fiscalização nos bancos de sangue. Isso é importante porque o parasito Trypanosoma cruzi, causador da doença, apresenta


A -desenvolvimento, como procarionte, no plasma.
B -reprodução assexuada no interior das hemácias.
C -uma certa seletividade para os glóbulos brancos.
D -uma fase sanguínea, como protozoário flagelado.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UPE) - Universidade de Pernambuco - 
Questão 4:
Um rapaz chegou ao hospital reclamando de febre diária e gânglios pelo corpo, e após exames, recebeu o diagnóstico de Toxoplasmose. Qual foi o modo de transmissão desta doença e as características do agente etiológico?


A -
Comeu alimentos contaminados por bactérias especiais que são parasitas intracelulares obrigatórias e fazem fotossíntese como meio de obtenção de energia.

B -
Foi picado por mosquito contaminado por Plasmodium que apresenta flagelos empregados na locomoção e na captura de alimentos.

C -
Foi picado por barbeiro contaminado por protozoário que se desloca ou captura alimento por meio de pseudópodes.

D -
Nadou em água com caramujo contaminado por fungo que se desloca ou captura alimento por meio de cílios.

E -
Pisou em fezes de gato contaminadas por protozoário, que se desloca no meio por flexões do corpo ou por deslizamento, obtendo alimento por absorção ou pinocitose.


Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFTM/MG) Universidade Federal do Triângulo Mineiro - 
Questão 5:
Analise a pirâmide alimentar.



A pirâmide representa a quantidade de determinados alimentos que uma pessoa deve ingerir por dia. De acordo com a pirâmide, foram feitas algumas afirmações:

I. Uma pessoa deve consumir mais carboidratos, principalmente o amido, e menos lipídios.
II. O consumo diário de proteínas não deve superar o consumo de carboidratos.
III. As frutas, as verduras e os legumes devem fazer parte do cardápio alimentar, pois são ricos em vitaminas e sais minerais.
IV. O consumo de leguminosas deve ser maior do que o consumo de produtos ricos em cálcio.
V. Não há restrição de nenhum alimento dessa pirâmide para uma pessoa com diabetes melito.

Está correto apenas o contido em


A -I e IV.
B -I, II e III.
C -I, II e V.
D -II, III e V.
E -II, III e IV.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais - 
Questão 6:
Em 2009, comemoram-se cem anos da descoberta da doença de Chagas, ocorrida em Lassance — MG. Hoje, em decorrência da adoção de uma série de medidas, essa doença está controlada no Brasil.
É CORRETO afirmar que, nessa série de medidas adotadas, NÃO se inclui


A -a aplicação de inseticidas nas habitações infestadas.
B -a captura sistemática do Trypanosoma cruzi.
C -a triagem do parasita em bancos de sangue.
D -o incentivo à construção de casas de alvenaria.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(EMESCAM/ES) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - 
Questão 7:
A fenilcetonúria é uma manifestação hereditária causada por um gene alelo recessivo localizado no cromossomo 12, cuja frequência varia nas diversas populações. Nos indivíduos afetados pela anomalia, a fenilalanina, quando não utilizada na síntese das proteínas, é convertida em ácido fenilpirúvico que é um produto tóxico para os neurônios do SNC. O distúrbio em questão pode ser evitado se for diagnosticado, precocemente, através do exame denominado


A -ressonância magnética.
B -VDRL.
C -cariótipo.
D -ultrassonografia.
E -teste do pezinho.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFPR) - Universidade Federal do Paraná - 
Questão 8:
A tabela abaixo mostra o número de casos de cinco doenças notificadas pelo Hospital de Clínicas da UFPR entre os anos 2004 e 2007.
 

A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que entre 2004 e 2007:


A -o número de casos de doenças causadas por protozoários superou o número de casos de doenças causadas por vírus.
B -o número de casos de doenças causadas por bactérias superou o número daquelas causadas por vírus.
C -o número de casos de doenças causadas por vermes representou mais da metade do número total de casos apresentados.
D -oo número de casos de doenças causadas por fungos superou o número de casos de doenças causadas por protozoários.

E -o número de casos de doenças transmitidas por mosquitos representa menos da metade do número total de casos apresentados.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFF/RJ) - Universidade Federal Fluminense - 
Questão 9:
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) se tornaram um problema de Saúde Pública na faixa etária de 12 a 16 anos, dada a ilusão dos jovens em considerar que outras formas de sexo (oral, anal, coito interrompido) não apresentam riscos e que metodologias exclusivamente contraceptivas (tabelinha, pílula anticoncepcional) são suficientes para protegê-los.
Três adolescentes que se consideravam contaminados por alguma DST resolveram se automedicar, usando um antifúngico (adolescentes A e B) ou um antibiótico (adolescente C).
A tabela abaixo mostra a análise dos três adolescentes para identificação das respectivas DSTs.
 
* Unidades arbitrárias – positivo >3,00 UA
De acordo com a tabela acima, pode-se afirmar que:

A -os medicamentos escolhidos pelos adolescentes A e B podem ter um efeito benéfico, visto que a gonorreia e a candidíase são causadas por fungos.
B -os medicamentos escolhidos pelos adolescentes A e C não terão qualquer efeito benéfico, visto que a gonorreia é causada por bactéria, enquanto a AIDS é causada por um vírus.
C -o medicamento escolhido pelo adolescente C pode ter um efeito benéfico, visto que a AIDS é causada por uma bactéria.
D -os medicamentos escolhidos pelos adolescentes B e C não terão qualquer efeito benéfico, visto que a candidíase é causada por um fungo, enquanto a gonorreia é causada por um vírus.
E -o medicamento escolhido pelo adolescente A pode ter um efeito benéfico, visto que a gonorreia é causada por um fungo.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(MACKENZIE/SP) - Universidade Presbiteriana Mackenzie - 
Questão 10:
As verminoses representam um grande problema de saúde, principalmente nos países subdesenvolvidos. A falta de redes de água e de esgoto, de campanhas de esclarecimento público, de higiene pessoal e de programas de combate aos transmissores, leva ao aparecimento de milhares de novos casos na população brasileira. Dentre as verminoses humanas causadas por nemátodos, citam-se, corretamente,


A -teníase, ascaridíase e ancilostomose.
B -filariose, ancilostomose e ascaridíase.
C -esquistossomose, ascaridíase e ancilostomose.
D -esquistossomose, filariose e oxiurose.
E -teníase, filariose e esquistossomose.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UNESP/SP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - 
Questão 11:
Leia a notícia.

Dengue tipo 4 reaparece após 25 anosA dengue é causada por quatro tipos de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O tipo DENV-4 não era encontrado no país desde 1982, mas exames de sangue feitos em Manaus mostram que a dengue tipo 4 está de volta ao país. Embora a infecção causada pelo DENV-4 não seja, por si só, muito agressiva, o retorno dela é, ainda assim, uma má notícia para a saúde pública brasileira. Isso porque aumenta a possibilidade de que as pessoas desenvolvam a forma hemorrágica da doença, muito mais letal.
(Notícia veiculada por diferentes agências, março de 2009.)

Em razão do contido na notícia, pode-se afirmar que, antes do reaparecimento do vírus DENV-4,


A -
eram menores as possibilidades de as pessoas desenvolverem a forma hemorrágica da doença, pois os tipos virais, embora mais agressivos que o vírus DENV-4, raramente levavam ao quadro hemorrágico. Com o reaparecimento de uma quarta variante viral, menos agressiva, porém letal, a questão da dengue no Brasil agravou-se.

B -
havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto, eram três as diferentes possibilidades de uma pessoa adquirir dengue. Com o reaparecimento de um quarto tipo, a possibilidade de se adquirir dengue passou a ser 25% maior. A dengue adquirida a partir de qualquer um desses quatro tipos de vírus, se não tratada pode evoluir para a forma hemorrágica da doença.

C -
havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto, a possibilidade de as pessoas virem a adquirir a dengue era menor. O reaparecimento do vírus DENV-4 aumentou a possibilidade de as pessoas terem um primeiro contato com qualquer uma das variantes virais e, consequentemente, desenvolver a dengue, que, se não tratada, pode evoluir para a forma hemorrágica da doença.

D -
uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a desenvolver a forma hemorrágica da doença se entrasse em contato com mais um dentre os dois outros tipos virais. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa entre em contato com um tipo diferente e desenvolva a forma hemorrágica da doença.

E -
uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a desenvolver a forma hemorrágica da doença se entrasse novamente em contato com o tipo a partir da qual desenvolveu a doença. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa entre em contato com uma variante de mesmo tipo e desenvolva a forma hemorrágica da doença.


Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UEA/AM) Universidade do Estado do Amazonas - 
Questão 12:
Pedro, casado com Fátima, adquiriu AIDS durante uma transfusão sanguínea. O casal mantém vida sexual ativa, mas pretende evitar filhos e evitar que Fátima, soronegativa para o HIV, adquira AIDS. Para que ambos objetivos sejam atingidos, utilizando-se de um único método, é aconselhável que:


A -Pedro realize uma vasectomia.

B -Fátima submeta-se à uma intervenção cirúrgica para uma laqueadura.

C -Fátima não deixe de tomar a pílula anticoncepcional.

D -Pedro não deixe de tomar o coquetel de drogas antivirais.

E -Pedro use preservativo (camisinha) em suas relações sexuais com Fátima.


Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(EMESCAM/ES) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - 
Questão 13:
O Ministério da Saúde está empenhado em combater a rubéola vacinando em massa a população na faixa etária dos 19 aos 40 anos de idade. A doença em questão é provocada por um (a)


A -vírus.
B -bactéria.
C -protozoário.
D -fungo.
E -verme.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - 
Questão 14:
São características do conhecimento científico:


A -
Conhecimento que gera certezas intuitivas e pré-críticas e associa Analogias Globais.

B -
Conhecimento vulgar, comum e possível a todo ser humano.

C -
Conhecimento ocasional, assistemático, ametódico, que não procede com rigor de método ou de linguagem.

D -
Conhecimento que atinge o fato, o fenômeno e, portanto, o singular.

E -
Conhecimento programado, sistemático, metódico, orgânico, rigoroso e objetivo .


Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFTM/MG) Universidade Federal do Triângulo Mineiro - 
Questão 15:
Brasil entra em alerta contra surto de rubéola. Uma doença que poderia estar erradicada volta a assustar o país. Segundo o Ministério da Saúde, nove estados e o Distrito Federal registram surtos de rubéola. As secretarias estão em estado de alerta para a detecção de casos da doença.
(Globo.com/notícias, 27.08.2007)
A rubéola é causada por:

A -
bactéria e transmitida a partir do contato com água e alimentos contaminados. A prevenção se dá com saneamento básico e o tratamento é feito à base de antibióticos.

B -
bactéria e transmitida a partir de relações sexuais. Pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação. O tratamento é feito à base de antibióticos.

C -
vírus e transmitida por contato direto e pela saliva. Pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação. A prevenção é realizada pela vacinação.

D -
vírus e transmitida a partir da picada de mosquitos que já tenham picado uma pessoa doente. A prevenção se dá pelo combate ao mosquito vetor e pela vacinação.

E -
protozoário e transmitida por contato com fezes de animais domésticos, as quais podem conter cistos do parasita. Em mulheres grávidas pode atingir o feto. O tratamento é feito à base de antibióticos.


Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(PUC-RIO) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 
Questão 16:
A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláticas a:


A -
vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença.

B -
exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença.

C -
eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença.

D -
eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.

E -
distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença.


Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UEA/AM) Universidade do Estado do Amazonas - 
Questão 17:
No século XXI observa-se um crescimento da malária na região (amazônica) como um todo, com concentração dos casos na Amazônia ocidental. O exemplo mais alarmante é o do estado do Acre, com aumento de 153% de 2003 para 2004 e de 63% de 2004 para 2005.
(Scientific American Brasil, março de 2006)
A malária é uma doença típica de regiões tropicais e pode ser evitada com diversas providências. Entre elas, é correto citar:


A -
construção de casas de alvenaria e telhado de telhas de barro ou plásticas;

B -
aplicação de telas nas portas e janelas;

C -
construção de rede de esgoto ou fossa séptica;

D -
fornecimento de água tratada à população;

E -
combate ao inseto barbeiro transmissor.


Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UEA/AM) Universidade do Estado do Amazonas - 
Questão 18:
A bactéria Chlamydia trachomatis é responsável por uma DST do trato genital adulto e provoca pneumonia e conjuntivite em recém-nascidos.
É correto afirmar que a doença acima citada:


A -
é hereditária, uma vez que passa da mãe para o bebê;

B -
é determinada pelo cromossomo X, já que afeta bebês de ambos os eixos;

C -
é congênita, mas não hereditária;

D -
passa para o bebê também pelo leite materno;

E -
atinge o bebê pelo sangue que atravessa a placenta.


Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UNAMA/PA) - Universidade da Amazônia - 
Questão 19:
Dengue e malária são duas doenças graves, não erradicadas no Brasil que afetam milhares de pessoas nas diferentes regiões do país. Para evitar a dengue, algumas medidas devem ser tomadas.
I. Não acumular água parada no interior de garrafas, tanques, latas vazias, etc.
II. Trocar a água dos vasos com frequência, ou melhor, ainda, substituí-la por terra.
III. Evitar o contato de pessoas doentes com o mosquito (carapanã) transmissorAnopheles.
Das medidas citadas quais são aplicadas, corretamente, à dengue?


A -
apenas I e II.

B -
apenas I e III.

C -
apenas II e III.

D -
I, II e III.


Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UDESC) - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - 
Questão 20:
Com relação à vacina e ao soro, analise as afirmativas abaixo:
I – A vacina contém antígenos inativados ou atenuados, que levam à formação de anticorpos.
II – O soro contém anticorpos formados por animais que receberam antígenos.
III – A vacina e o soro são constituídos por leucócitos e eritrócitos.
IV – Os anticorpos são antígenos resultantes do processo de vacinação.
Assinale a alternativa correta:


A -
Somente a afirmativa I é verdadeira.

B -
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

C -
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

D -
Somente a afirmativa II é verdadeira.

E -
Somente a afirmativa III é verdadeira.


Nível da questão: Difícil
Tipo da questão: Simples Escolha

GABARITO:
questão 1: D - questão 2: B - questão 3: D - questão 4: E - questão 5: B - questão 6: B - questão 7:E - questão 8: A - questão 9: B - questão 10: B - questão 11: D - questão 12: E - questão 13:A - questão 14: E - questão 15: C - questão 16: D - questão 17: B - questão 18: C - questão 19:A - questão 20: B