sábado, 22 de agosto de 2015

Aula 22/2015 - O perigo dos suplementos sem orientação

Ao longo da história do esporte, alguns atletas optaram por usar um grupo de medicamentos que melhoram o desempenho conhecido como esteroides anabolizantes para construir músculos e aumentar a força. Os esteroides anabolizantes podem parecer uma maneira rápida e eficaz para ficar mais forte e construir mais músculo, mas têm alguns perigos reais e efeitos colaterais muito graves associados à sua utilização entre os atletas.
Após a morte de um fisiculturista, esse tema volta a ocupar as manchetes de jornais e abordaremos essa questão em nossa aula





Material da aula




TEXTO 1 – Fisiculturista morre após dieta rica em proteínas
Os músculos sempre foram a obsessão de Dean Wharmby, um personal trainer de 39 anos. Em busca do corpo perfeito, o inglês apostou em uma dieta de 10 mil calorias ao dia, incluindo no cardápio hambúrgueres, pizzas, bacon e as mais variadas bebidas energéticas. No entanto, o resultado dessa rotina arriscada foi exatamente oposta ao que Deam esperava.
De musculoso e saudável, ele passou a um homem doente, em estado terminal. Deam morreu esta semana de câncer no fígado, e, pouco antes de partir, admitiu que talvez seus hábitos alimentares tenham sido responsáveis por sua doença.
Em uma página no Facebook, Dean decidiu contar sua batalha contra a doença, e atraiu mais de 10 mil seguidores. Em vídeos e mensagens, ele tentava se mostrar otimista, além de apresentar aos fãs sua opção de combater o câncer utilizando a medicina natural, junto com uma alimentação que incluía vitaminas, comidas sem açúcar e nenhuma carne.
O câncer foi diagnosticado em 2010, e já naquela época o personal trainer entendeu que sua dieta baseada em altas doses de proteína poderia ter uma grande relação com a doença. Na época, ele escreveu suas impressões.
— Foi porque eu estava tentando ficar o maior que pudesse. Não temos como ter certeza, mas coisas como energéticos são fatores que devem ter contribuído. A carne vermelha também. Acho que foi uma combinação de tudo


TEXTO 2 – Hulk brasileiro
Um fisiculturista brasileiro virou destaque na imprensa internacional após usar uma substância sintética para inchar seus músculos e realizar o sonho de ficar parecido com o super-herói Hulk. Morador de Caldas Novas, em Goiânia, Romario dos Santos Alves, de 25 anos, teve suas fotos divulgadas por jornais de todo o mundo, nessa semana, exibindo seus bíceps - com a marca de 63,5 cm. O segurança revelou ainda que quase precisou amputá-los e pensou em suicídio depois de prejudicar sua saúde.
Segundo informações do jornal Daily Mail, o rapaz usou um coquetel à base de synthol - um óleo que causa inchaço localizado - e álcool para ganhar medidas musculares, principalmente, nos braços. Logo, ele ficou “gigante” e começou a chamar a atenção das pessoas de sua cidade. Entre as crianças, ele passou a ser chamado de “monstro”.
“Se você usar isso (o coquetel) uma vez, certamente, vai usar de novo. É viciante”, contou Alves para a publicação inglesa. “Eu me lembro que o médico me disse que eu precisaria amputar ambos os braços. Eles disseram que tudo estava duro como se fosse pedra. Eu quero que outras pessoas vejam os perigos, eu poderia ter morrido tudo porque queria ter músculos maiores. Não vale a pena”.
TEXTO 3 – Não é simplesmente condenar os suplementos, é preciso conhecer!
Em 2010, o administrador William Oliveira, de 22 anos, decidiu se matricular em uma academia de ginástica. O objetivo era o mesmo que motiva muitos homens: ganhar massa muscular. Afinal, para muitos deles o corpo musculoso é a maneira mais fácil de fisgar olhares femininos.
Mas para o resultado aparecer é necessário disciplina, treino e muita paciência, um conjunto de fatores separado da maioria dos seres humanos por grandes quantidades de ansiedade e imediatismo. Às vezes, e não muito raramente, mesmo seguindo um treinamento com rigor, os efeitos acabam ficando distantes do esperado, principalmente para os tipos físicos fadados pela genética a uma constituição mais enxuta. É nessa hora que uma ajuda extra pode ser bem-vinda.
Por meio de conversas com amigos e instrutores da academia, William descobriu a saída para transformar seu corpo esguio de 49 quilos e 1,72 metros de altura e alcançar logo seu objetivo: suplementos alimentares. “Queria melhorar meu desempenho e ganhar musculatura mais rígida. Adotei a recomendação dos meus amigos e passei a tomar massa hipercalórica e creatina”, explicou. Mesmo sem indicação nutricional, ele obteve resultados e, dois anos depois, conseguiu chegar aos 65 quilos com 4,5% de gordura, ou seja: os 16 quilos ganhos foram de musculatura, e não de gordura.
É assim que a maioria dos alunos de academia entra no universo da suplementação, por indicação de quem já usou e garante os resultados. Mas a nutricionista Vivian Ragasso, do Centro Olímpico e do Instituto Cohen de Medicina do Esporte, ressalta que o resultado alheio não é comprovação de eficácia. “Em geral, o instrutor não estudou nutrição, então não é da competência dele prescrever suplementação. É preciso saber como é a rotina alimentar do aluno, se há deficiência de nutrientes, se a quantidade e intensidade de exercícios pedem suplementação ou se suas necessidades já são supridas pelas refeições. Fora isso, ainda é necessário fazer uma avaliação clínica do aluno, para saber se há deficiência hormonal, problemas cardíacos, renais ou hepáticos”, reforça Ragasso..


TEXTO 4 – Anderson Silva recebe pena máxima por doping e ainda perde R$ 1,3 milhão.
O lutador Anderson Silva recebeu a pena máxima de um ano após ser flagrado no antidoping do UFC 183, quando lutou com Nick Diaz, em 31 de janeiro. No julgamento da Comissão Atlética de Nevada (NAC) desta quinta-feira, o brasileiro não negou a ingestão das substâncias proibidas drostanolona e androsterona, mas afirmou que só o fez porque tomou suplementos contaminados. No decorrer da audiência, o Spider disse que tomou uma estimulante sexual trazido da Tailândia por um amigo, que também estava infectado.
Além de ficar um ano longe do octógono a partir da data da luta, Anderson foi multado em 30% da bolsa do evento, de US$ 600 mil (R$ 2.108 milhões), o que resulta em US$ 180 mil (R$ 632 mil), além de perder os US$ 200 mil (R$ 702 mil) pela vitória. O combate com Nick Diaz foi considerado como "No Contest" ("Sem Resultado") e, para voltar a lutar, a partir de 1º de fevereiro, o brasileiro terá de ser aprovado em outro teste.
A defesa argumentou que um dos suplementos tomados diariamente pelo lutador estava contaminado. Anderson, então, realizou um exame independente no laboratório "Quest", o mesmo usado pelo UFC, que detectou a presença da drostanolona. Apesar do pedido dos advogados pela apresentação desse resultado, a procuradoria Nevada não o mostrou.

TEXTO 5 – Em busca do corpo perfeito, acabei com voz grossa e problemas de saúde
"Usei uma vez só (um único ciclo de anabolizantes), mais de dez anos atrás, não foi algo frequente. Namorava um personal trainer e eu era muito magrinha. Malhava mas não conseguia ganhar peso.
Queria me sentir melhor, mais segura, com mais autoestima. O meu namorado na época era forte, bombado, eu destoava ao lado dele.
Hoje dez, doze anos depois, fui diagnosticada com hipertireoidismo, e a causa deve ter sido o uso do anabolizante. Porque não tenho nenhum caso (da doença) na família.
Comecei a ter queda de cabelo, falta de libido. Acabo de fazer um exame que indicou que eu tenho que iniciar o tratamento. Vou tomar medicamento até a tireoide voltar ao normal. Mas a minha voz nunca mais voltou ao normal.
É algo que me incomoda. As pessoas brincam, mexem comigo. Dizem que tenho voz de quem usou anabolizante. Às vezes ligam (prestadores de serviço) e acham que estão falando com um homem, isso me incomoda muito.
Me arrependo, foi uma bobeira. Sempre fiz atividade física e acho que conseguiria o mesmo resultado que obtive com anabolizante se tivesse uma boa alimentação, suplementação mais correta, mas ao longo de um tempo maior. Com anabolizante o resultado é muito rápido.
E eu tenho muita facilidade em perder peso, então perdi a massa magra. Só fiquei com o lado negativo. Nunca voltaria a tomar (anabolizantes), de jeito nenhum.

TEXTO 6 – Algumas imagens
  




TEXTO 7 – Riscos



TODOS OS TEXTOS E IMAGENS, BEM COMO MAIS LINKS SE ENCONTRAM EM: http://www.objetivoatualidades.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics