domingo, 6 de abril de 2014

Aula 9 - Ditadura, aspectos internacionais

Dando continuidade à segunda etapa das aulas de atualidades, iniciaremos os estudos sobre a Ditadura instalada no Brasil em 1964.
De modo que o assunto ficasse bem trabalhado, dividi o mesmo em três aspectos que trabalharei a cada semana, a saber:
ASPECTOS INTERNACIONAIS
ASPECTOS NACIONAIS
ASPECTOS CULTURAIS
Bons Estudos...

Aspectos Internacionais relativos à Ditadura Militar

Texto 1 - OPERAÇÃO CONDOR
A Operação Condor foi uma aliança estabelecida formalmente, em 1975, entre as ditaduras militares da América Latina. O acordo consistiu no apoio político-militar entre os governos da região, visando perseguir os que se opunham aos regimes autoritários. Na prática, a aliança apagou as fronteiras nacionais entre seus signatários para a repressão aos adversários políticos.
O nome do acordo era uma alusão ao condor, ave típica dos Andes e símbolo do Chile. Trata-se de uma ave extremamente sagaz na caça às suas presas. Nada mais simbólico do que batizar a aliança entre as ditaduras de Operação Condor. Não à toa, foi justamente o Chile, sob os auspícios do governo de Augusto Pinochet, que assumiu a dianteira da operação.

Texto 2 - REVOLUÇÃO CUBANA
Até 1898, Cuba e Porto Rico eram as últimas colônias espanholas no continente americano. Naquele ano, derrotada em uma guerra de seis meses, a Espanha cedeu as duas ilhas aos Estados Unidos. Estes retiveram Porto Rico em seu poder e concederam a independência política a Cuba,  naturalmente protegendo os interesses norte-americanos no país, dentro da célebre Big Stick Policy (Política do Porrete).
Cuba permaneceu sob ocupação militar dos Estados Unidos até maio de  1902, quando entrou em vigor a Constituição Cubana. Antes, porém, o texto constitucional passou pelo Congresso Norte- Americano, que lhe adicionara a Emenda Platt – dispositivo legal que permitia aos Estados Unidos, a seu critério, intervir militarmente em Cuba. No ano seguinte, o governo cubano cedeu aos norte-americanos, em caráter perpétuo, o porto de Guantánamo, que seria transformado em uma importantíssima base militar. O presidente Franklin Roosevelt abriu mão da Emenda Platt em 1934, dentro da recém-formulada Política da Boa Vizinhança; mas Guantánamo permaneceu sob controle dos Estados Unidos.

Texto 3 - GUERRA FRIA
A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.
A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.
A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. Hoje, podemos ver isso claramente. Mas, na época, a situação se caracterizava como o equilíbrio do terror.

Texto 4 - DITADURAS NA AMÉRICA LATINA
O processo de independência das nações latino-americanas, ao longo do século XIX, deu origem a uma série de Estados independentes em sua maioria influenciados pelo ideário iluminista. No entanto, a obtenção dessa soberania política não foi capaz de dar fim à dependência econômica que submetia tais países aos interesses das grandes potências econômicas da época. Ao mesmo tempo, a consolidação da democracia ainda era prejudicada pela ação de governos tomados por uma elite conservadora e entreguista.
No século XX, a desigualdade social e a exclusão econômica ainda eram questões que permaneciam pendentes nas várias nações latino-americanas. Contudo, a ascensão de forças reformistas e nacionalistas passou a se contrapor à arcaica hegemonia caudilhista das elites. A insistência em manter as classes populares excluídas do jogo político e, ao mesmo tempo, preservar a economia nacional atrelada aos interesses dos grandes centros capitalistas começou a sofrer seus primeiros abalos.


Excelentes links explicativos.


Alguns Videos
Da Revolução Russa à queda do Muro de Berlim

Condições de vida do povo, passados mais de 60 anos da Revolução Cubana

Operação Condor

Algumas Imagens





Algumas Questões de Vestibulares
(UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 
Questão 1:

Entre as revoluções que eclodiram em diversos pontos do mundo, no decorrer do século XX,destacam-se as abaixo citadas.
1. Revolução Cubana
2. Revolução Chinesa
3. Revolução Sandinista
4. Revolução Russa
5. Revolução do Cravos
A sequência cronológica correta dessas revoluções é:


A -3 . 4 . 2 . 1 . 5 .;
B -4 . 2 . 1 . 5 . 3 .;
C -2 . 5 . 3 . 4 . 1 .;
D -4 . 1 . 5 . 2 . 3 .;
E -5 . 1 . 4 . 3 . 2 .;

Nível da questão: Difícil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UESPI) - Universidade Estadual do Piauí - 
Questão 2:
Com o final da 2ª. Guerra Mundial, novas recomposições nas relações de poder aconteceram no mundo, massacrado pelas perdas. Dois países se
afirmaram com lideranças expressivas na condução da política internacional. Foram eles:


A -a Inglaterra e a França. 
B -
a União Soviética e a Bélgica.
C -
a França e os Estados Unidos.
D -a Inglaterra e os Estados Unidos. 
E -os Estados Unidos e a União Soviética. 

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFRR/RR) - Universidade Federal de Roraima - 
Questão 3:
Sobre a Idade Contemporânea, observe as sentenças e marque a alternativa correta.
I - A primeira Guerra Mundial foi ganha pela Tríplice Aliança composta de Estados Unidos, França e Inglaterra e, ao final do conflito, foi criada a Liga das Nações.
II - Após a Segunda Guerra Mundial foi criada a Organização das Nações Unidas.
III - A Guerra Fria foi o período da bipolaridade do poder no qual Estados Unidos e Japão disputavam a hegemonia do sistema internacional.
IV - A queda do muro de Berlim ocorreu em 1991, no mesmo ano em que surgiu a nova Constituição Russa.
V - A Revolução Russa ocorreu em 1917 e implantou um sistema socialista no país que viria a ser denominado União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.


A -São corretos apenas os ítens II e V.
B -São corretos somente os ítens I e II e V.
C -Apenas o item IV é verdadeiro.
D -São falsos os ítens I, II e IV.
E -Apenas os ítens III e IV são falsos.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(CESUPA/PA) - Centro Universitário do Estado do Pará - 
Questão 4: Em novembro deste ano, comemorar-se-ão 20 anos da queda do Muro de Berlim, que dividia a Alemanha entre o capitalismo e socialismo. A derrubada do muro sela a reaproximação das “Alemanhas” e representa um símbolo do fim da Guerra Fria. Considerando esse enunciado, é correto afirmar que:

A -A celebração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim deve-se à reaproximação alemã com a sua identidade nacional de cunho socialista.
B -A construção do Muro de Berlim objetivava assegurar a divisão da Alemanha entre EUA, França, Inglaterra e Rússia ao término da Guerra Fria.
C -A queda do Muro do lado capitalista foi saudada pelas promessas de liberdade do jugo das relações capitalistas de trabalho e da propriedade privada.
D -A Guerra Fria constituiu-se no conflito entre socialismo e capitalismo e a queda do Muro foi considerada símbolo da desintegração da influência socialista soviética na Europa.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia - 
Questão 5: A imagem abaixo remete a um dos acontecimentos mais marcantes do século XX, a queda do Muro de Berlim.
(Disponível em http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com. Acesso em 27/10/2009.)
Sobre esse evento, analise as afirmativas.
I - Marcou o início do processo de reunificação da Alemanha que fora dividida como resultado de sua derrota na II Guerra Mundial.
II - Relacionou-se com a Perestroika e a Glasnost implementadas por Mikhail Gorbachev na União Soviética.
III - Significou uma retomada da Guerra Fria com o avanço das tropas da OTAN em direção ao Leste Europeu.
IV - Foi o resultado das revoltas populares dos alemães de Berlim Ocidental que buscavam viver na parte oriental da cidade.
Estão corretas as afirmativas


A -I, III e IV, apenas.
B -I e II, apenas.
C -II e III, apenas.
D -I e IV, apenas.
E -II, III e IV, apenas.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - 
Questão 6:
É impossível, hoje, compreender um mundo cada vez mais complexo, se acreditamos que há somente uma única maneira de o representar ou se nos limitamos, apenas, a uma representação globalizante. As grandes “visões” que frisam a oposição entre o centro e a periferia, o norte e o sul, entre aquilo que, até ontem chamávamos de leste e oeste, são certamente úteis. Contudo, mostram-se cada vez mais insuficientes, por serem demasiadamente esquemáticas. Faz-se necessário combinar as diferentes representações de mundo.
Em consonância ao exposto no texto, é correto afirmar que


A -As crises políticas e os conflitos externos, que se manifestavam desde a Primeira Guerra Mundial, sofreram profundas transformações a partir de meados dos anos 90, tornando-se novos polos de atrito entre o Capitalismo e o Socialismo.
B -o desaparecimento da bipolaridade é o único fator que explica a perigosa crise institucional que vivemos, cujos efeitos se fazem sentir até mesmo fora das zonas onde ocorriam tradicionalmente o conflito leste-oeste.
C -a nova configuração mundial produziu maneiras de estudar as relações entre os Estados, visto que a política bipolar mantinha um equilíbrio sutil, que se reformula e reforça, ainda hoje, as relações estabelecidas entre os países comunistas e capitalistas.
D -atualmente, na esfera mundial, existe a tendência de se analisar as ligações ou associações dos diversos países com as potências que reúnem um certo número de nações com características diferentes no âmbito social, político e econômico.
E -o mundo pós Guerra Fria se apresenta bastante diferente daquele que se configurou após à Segunda Guerra Mundial. Praticamente nenhum país vive fechado em si mesmo na atualidade.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UNIT/SE) - Universidade Tiradentes - 
Questão 7: Observe atentamente os detalhes da ilustração.
(In: Jean-Pierre Lauby e Alain Sauger (orgs.). Histoire Géographie. Paris: Éditions Magnard, 1998)
A partir do conhecimento histórico, é possível afirmar que as transformações que levaram ao fim do conflito, a que a ilustração se refere, estão relacionadas


A -à política de paz mundial proposta pelo presidente George Bush quando retirou as tropas dos Estados Unidos do Iraque.
B -ao projeto de internacionalização da economia chinesa e às reformas políticas adotados pelo líder chinês Mao Tsé-Tung.
C -ao programa financeiro chamado Plano Marshall praticado por Harry Truman dos EUA que beneficiou a economia mundial.
D -às reformas econômicas e às inovações político-constitucionais implementadas por Mikhail Gorbatchev na União Soviética.
E -à criação do Pacto de Varsóvia por Joseph Stalin da União Soviética que permitiu a coexistência pacífica entre todos os países.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UEPB) - Universidade Estadual da Paraíba - 
Questão 8:
Em julho de 1969, uma nave espacial norte-americana pousava em solo lunar. A corrida espacial se iniciara na década de 50, quando os soviéticos colocaram o primeiro satélite artificial - Sputnik I - em órbita da Terra. Assinale a alternativa INCORRETA.


A -As viagens espaciais trouxeram benefícios. As naves eram usadas como laboratório para se testarem materiais usados na Terra, como o velcro, a energia solar, a tecnologia digital e o sistema de telemetria.
B -Seguindo a lógica da Guerra Fria, John Kennedy anunciou ao Congresso, em 1961, que os EUA enviariam um homem à lua, e o trariam de volta à Terra, até o fim da década para “não verem o satélite natural da Terra sob uma bandeira hostil e sim sob uma de liberdade e paz”. 
C -Custos altos e acidentes puseram em risco os voos espaciais. A NASA consumiu algo em torno de 30 bilhões no projeto da viagem à lua, o que levou Kennedy a propor ao líder soviético, Nikita Khrushchev, uma cooperação financeira entre as duas potências.
D -Os EUA lançaram o Projeto Apolo para desviar a atenção da opinião pública internacional sobre a Guerra do Vietnã, que desgastava a imagem que os norte-americanos cultivavam de defensores da liberdade e da democracia.
E -Ir à lua era primordial para os EUA, pois se equiparariam aos soviéticos, pioneiros na corrida espacial. Além do Sputnik 1, tinham lançado a cadela Laika (no Sputnik 2) e a sonda Lunik-2, além do feito de enviarem Yuri Gagarin, no Vostok-1, para um voo em órbita da Terra.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UESC/BA) - Universidade Estadual de Santa Cruz - 
Questão 9:
Identifique as afirmativas verdadeiras. Considerando-se que o muro de Berlim vigorou por, aproximadamente, 30 anos (1961 a 1989), é possível destacar, entre os fatos históricos que caracterizaram o contexto de sua existência,
I. a invasão norte-americana em Cuba, como revide à ereção do Muro.
II. o confronto entre os Estados Unidos e o Japão, na Guerra da Coreia.
III. o acirramento da Guerra Fria, quando Berlim Ocidental era apresentada como um exemplo concreto das vantagens do capitalismo sobre o socialismo.
IV. a corrida armamentista nuclear, entre os Estados Unidos e a União Soviética, que se expandiu para as experiências das viagens espaciais.
V. a crise econômica da União Soviética e o enfraquecimento dos laços que uniam os componentes do Bloco, chegando-se ao auge da Guerra Fria.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a


A -III, IV e V.
B -I, III e V.
C -I, II e III.
D -IV e V.
E -II e V.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UNCISAL/AL) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - 
Questão 10:
Há quatro décadas, os tripulantes da nave Apolo 11 deixaram a seguinte mensagem em solo lunar: Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade.
O fato mencionado e representado pela fotografia está relacionado à corrida espacial, sobre a qual se pode afirmar que

I. se desenvolveu durante a Guerra Fria, quando as disputas entre URSS e EUA voltaram-se também para a área científica e tecnológica.
II. enquanto os projetos soviéticos para a conquista do espaço fracassavam, o sucesso das viagens espaciais dos EUA enfatizava sua supremacia nesse campo.
III. embora a missão norte-americana Apolo 11 tenha sido a primeira cujos tripulantes pisaram na Lua, os soviéticos foram os primeiros a lançarem uma nave espacial pilotada por ser humano.

IV. foi responsável por aproximar URSS e EUA, que criaram um programa tecnológico único para levar astronautas de ambos os países a bordo da Apolo 11.


Está correto apenas o que se afirma em

A -I.
B -IV.
C -I e II.
D -I e III.
E -II e IV.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UERN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - 
Questão 11:
Em 20 de julho de 1969, o astronauta Buzz Aldrin foi fotografado por seu colega Neil Armstrong pisando o solo lunar, durante a missão Apollo 11, durante o período da “corrida espacial”.
Os conhecimentos sobre esse período da história recente permitem afirmar que a chegada do homem à lua


A -
demonstrou o acirramento da disputa ideológica entre o bloco capitalista e socialista, fruto da propaganda ideológica da Guerra Fria.
B -
marcou a maior conquista científica da humanidade, cujos resultados na área da medicina biomolecular beneficiaram toda a população mundial.
C -
resultou de um esforço conjunto entre os Estados Unidos, a Inglaterra, a União Soviética e a China, e foi parte da primeira etapa da instalação da atual estação espacial.
D -
representou uma propaganda negativa e um fracasso da corrida espacial, pelo fato de a fotografia ter sido desmascarada como uma farsa, realizada para desviar a atenção da população dos problemas econômicos atravessados pelo país.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 
Questão 12:
A imagem abaixo ilustra um aspecto da política externa norte-americana no período posterior à Segunda Guerra Mundial.

O Plano Marshall ao qual o cartaz se refere visava a


A -
estabelecer bases políticas e militares nos países do Leste Europeu, enfraquecendo o poderio da União Soviética.
B -
bloquear o desenvolvimento econômico dos países dominados pela URSS, subordinando-os aos interesses norte-americanos.
C -
recuperar economicamente os países europeus devastados pela guerra e impedir a disseminação dos ideais comunistas.
D -
garantir o acentuado processo de desnazificação na Alemanha, o qual era uma das grandes bandeiras.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFSM/RS) Universidade Federal de Santa Maria - 
Questão 13:
Para o historiador britânico Eric Hobsbawm, o período que vai de 1914 – começo da Primeira Guerra Mundial – até 1991 – fim da União Soviética – apresenta uma unidade histórica que permite identificá-lo como "o breve século XX".
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmação a respeito da história desse período.
1. ( ) A Guerra Mundial de 1914 a 1918, marcada por tecnologias militares, como a metralhadora, a infantaria e a trincheira, foi a primeira guerra industrial da história e contribuiu para criar um mercado seguro para novas mercadorias destinadas a produzir destruição, transformando a guerra em atividade econômica completa, envolvendo interesses militares, industriais e políticos.
2. ( ) Após a Primeira Guerra, a crise econômica e política mundial favoreceu a emergência dos regimes nazifascistas na Europa e, especialmente na Alemanha, com a "política da manteiga e do canhão", o governo nazista promoveu o aumento da produção de alimentos e de armas, desenvolveu a indústria automobilística e equipou militar e tecnologicamente a Alemanha para mais uma guerra.
3. ( ) O lançamento, feito em 1945 pelos EUA, de duas bombas atômicas que devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, mais do que representar o fim da Segunda Guerra, significou o começo da Guerra Fria e a inauguração da Era Atômica, marcada sobretudo pelo desenvolvimento de tecnologias destinadas à produção de artefatos nucleares de destruição.
4. ( ) O fim da Guerra Fria e da política da bipolaridade não assinalou o fim da corrida armamentista e da utilização da energia nuclear para fins militares, como foi demonstrado na invasão do Iraque pelos EUA, sob o argumento de que o estado iraquiano possuía armas de destruição de massa que ameaçavam a segurança norte-americana e a paz mundial.
A sequência correta é


A -V - V - F - F.
B -F - F - V - V.
C -V - F - F - F.
D -F - V - F - V.
E -V - V - V - V.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 
Questão 14:
O primeiro conflito armado da Guerra Fria, que colocou em campos opostos os Estados Unidos e a União Soviética, ocorreu com


A -
o lançamento de bombas atômicas pelos Estados Unidos sobre o Japão e a retirada soviética daquele país.
B -
a divisão da Coreia pela linha imaginária do paralelo 38 e as tentativas de norte-coreanos para a unificação da península.
C -
a construção do muro de Berlim para impedir a reunificação da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã.
D -
a instalação de mísseis soviéticos em Cuba e a determinação americana de bloquear a ilha.
E -
a revolução cultural realizada na China, que pôs fim ao tratado de aliança sino-soviético.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais - 
Questão 15:
Iniciada após a Segunda Guerra Mundial e tendo terminada com o fim da União Soviética, a Guerra Fria gerou conflitos e apreensões no século XX. Analise as afirmações a seguir.
I. O episódio conhecido como Primavera de Praga teve como consequência a       implantação da economia de mercado na Tchecoslováquia e a sua entrada na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
II. A Doutrina Truman tinha como finalidade garantir a consolidação do socialismo nos países do leste europeu.
III. A Crise dos Mísseis envolveu também o governo cubano.
IV. O marcarthismo buscava identificar e punir pessoas ligadas ao comunismo.
V. Na Guerra da Coreia (1950-1953) a intervenção dos Estados Unidos contou com o aval da ONU (Organização das Nações Unidas).
Todas as afirmações corretas estão em:


A -I - II – V
B -II - III – IV
C -II - V
D -III - IV – V

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - 
Questão 16:
A viagem do homem à Lua, em julho de 1969, representou uma das conquistas científicas de maior repercussão do século XX.
Esse acontecimento teve grande significado político em função da conjuntura da época, marcada pela:



A -aliança militar entre países não alinhados
B -bipolaridade entre os blocos capitalista e socialista.
C -coexistência pacífica entre regiões descolonizadas.
D -concorrência tecnológica entre nações desenvolvidas.

Nível da questão: Fácil
Tipo da questão: Simples Escolha

(CEFET/MG) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - 
Questão 17:
Analise a imagem e o texto:
A queda do Muro de Berlim. Disponível em:<http://veja.abril.com.br/30anos/imagens/terceiradecada01.jpg>. Acesso em 15 set. 2009.

“FOLHA - O que mais deveria ser discutido no aniversário de 20 anos da queda do Muro de Berlim?
Eric Hobsbawm – A celebração é oportuna porque o capitalismo agora chegou a seu limite. A crise econômica mundial é o fim de um ciclo, que começou a ruir quando caiu o Muro em Berlim. No Leste Europeu, vejo dificuldade em rompimento com o legado comunista. Mas é o Ocidente quem deve refletir mais sobre o que ocorreu na Guerra Fria e o que pode ser feito para evitar um novo colapso”.
(HOBSBAWM, Eric. Folha de São Paulo, Ilustrada, 15/9/2009)
Sobre o evento histórico a que imagem e texto fazem referência, é correto afirmar que a


A -
abertura política no governo alemão do presidente Egon Krenz foi incentivada pela ex-União Soviética.
B -
homogeneidade econômica entre o lado oriental e o ocidental alemão facilitou a unidade política.
C -
adesão popular ao modelo estalinista de governo foi um dos entraves para a reunificação territorial alemã.
D -
reforma constitucional realizada na Alemanha Oriental objetivava a manutenção do Partido Comunista no poder.
E -
decadência do mundo socialista criou condições para a nova fase do capitalismo baseada na doutrina neoliberal.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - 
Questão 18:
Em novembro de 2009, comemoram-se os vinte anos da queda do Muro de Berlim. Construído em 1961 pela Alemanha Oriental, por imposição da União Soviética, seu objetivo era impedir a fuga de alemães da Alemanha Oriental, comunista, para a Alemanha Ocidental, capitalista, bem como controlar o fluxo de mercadorias e dinheiro vindos do Ocidente.
A respeito da queda do Muro de Berlim, assinale a alternativa correta.


A -
Foi produto da tendência pacifista que dominou o mundo a partir da Segunda Guerra Mundial, interrompida com os atentados terroristas contra os Estados Unidos, promovidos pelo grupo fundamentalista islâmico Hamas em 11 de setembro de 2001.
B -
Evidenciou a crise política e econômica que assolava o bloco socialista desde o final da década de 1970, especialmente a União Soviética que, enfraquecida pela crise, tornou-se incapaz de manter o controle político e econômico sobre seus aliados do Leste Europeu.
C -
Corresponde ao marco inicial da Guerra Fria, confronto ideológico, político e econômico travado entre o bloco capitalista e o bloco comunista, que perdurou até a dissolução da União Soviética, em 1991.
D -
Evidenciou o progressivo ressurgimento do poderio político, econômico e militar da Alemanha Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial, que assumindo o papel de potência hegemônica no contexto da Europa unificada e do mundo globalizado, exigiu da Alemanha Oriental a derrubada da barreira econômica representada pelo Muro de Berlim.
E -
Foi o resultado de um ousado plano de reestruturação da política e da economia da União Soviética, conhecido como Glasnost, que tinha como objetivo central reduzir a participação soviética em conflitos fora da Europa.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UEG) - Universidade Estadual de Goiás - 
Questão 19:
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o eixo econômico e cultural do mundo capitalista deslocou-se do continente europeu para os EUA. Nessas circunstâncias, quase tudo, desde a moda até a política, passou a ser influenciado pelos estadunidenses. Essa hegemonia dos Estados Unidos da América, contudo, se restringiu ao chamado “Mundo capitalista”, pois a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontou como uma potência que poderia rivalizar com os americanos em escala mundial. Nesse contexto, a supremacia dos EUA foi construída a partir de medidas políticas, como:


A -
o Plano Marshall, que proporcionou auxílio aos países europeus no pós-guerra; por um lado, retardou a consolidação da Comunidade Econômica Europeia e, por outro, garantiu uma transferência maciça de tecnologia aos países europeus.
B -
a disseminação do “american way of life” (modo de vida americano), baseado em uma sociedade de consumo e de livre comércio, funcionou como um importante mecanismo de contenção do avanço socialista no Ocidente.
C -
a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, sob a liderança dos EUA, tinha por objetivo principal estabelecer um sistema de convivência baseado na tolerância em relação ao mundo socialista.
D -
a intolerância dos EUA para com os países onde prevaleciam regimes autoritários reforça a sua determinação em fazer prevalecer os princípios democráticos em suas áreas de influência.

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

(UFMA) - Universidade Federal do Maranhão - 
Questão 20:
Sobre a Revolução Cubana (1959) e sua influência na América Latina são corretas as afirmações:
I) Após fracassada a invasão da Baía dos Porcos, apoiada pelos Estados Unidos, o governo cubano anunciou a entrada do país no bloco socialista, ao lado da União Soviética.
II) A derrubada do ditador Fulgêncio Batista foi seguida da adoção de uma política de transformações, como a reforma agrária e a nacionalização de empresas norte-­americanas.
III) A crise dos mísseis foi ocasionada pela descoberta de um plano através do qual Cuba forneceria treinamento e armamentos para movimentos guerrilheiros no Terceiro Mundo.
IV) A Aliança para o Progresso foi lançada pelos Estados Unidos, visando proporcionar ajuda econômica e combater a difusão das ideias revolucionárias no continente.
V) expansão da democracia em diversos países da América Latina, ao longo da década de 60, foi uma consequência da política de coexistência pacífica adotada pelas superpotências (EUA e URSS).


A -I, III e V
B -II, III e IV
C -I, II e IV
D -II, IV e V
E -I, IV e V

Nível da questão: Médio
Tipo da questão: Simples Escolha

GABARITO:
questão 1: B - questão 2: E - questão 3: A - questão 4: D - questão 5: B - questão 6: E - questão 7:D - questão 8: D - questão 9: A - questão 10: D - questão 11: A - questão 12: C - questão 13:E - questão 14: B - questão 15: D - questão 16: B - questão 17: E - questão 18: B - questão 19:B - questão 20: C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics